quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Matemática do Amor


"Não há amor mais 'perfeito' do que o platônico recíproco"..



 Somei anos de experiências... 

da minha vida,

subtraí desolações, 

multipliquei toda minha esperança, 

dividi meu carinho. 


Vivi um grande Amor ao cubo,

não isolei meu sentimento num quadrado, 

alarguei meu ser em diversas formas,

 já fui retângulo, triângulo, losango, 

de todo jeito fui. 


A fim de resolver melhor a equação do coração.

fórmulas distintas procurei solucionar 

a tornar nosso relacionamento 

sem um milímetro de problema grave, 

com solução sempre.


A raiz disso resultou 

num harmonioso produto saudável.

"A matéria prima da poesia é a vida."


Imagem para inspiração:

1 imagem 1 trova 34

Iniciativa da amiga Lúcia 


Todas mulheres guerreiras

Lutam batalhas de pé, 

São por demais valorosas.

Enfrentam tudo na fé. 


1 imagem 140 caracteres

Uma iniciativa da amiga Mari


Ser mulher é tampar os ouvidos

a toda sorte de maledicências.

Seguir bem firme na caminhada,

como um ser muito bem-amada.



23 comentários:

  1. Que lindo!!! Beleza de inspiração!
    A matemática do amor nos faz dividir momentos, multiplicar ,somar emoções e tentar diminuir dores !
    Adorei!
    beijos, chica, lindo findi!

    ResponderExcluir
  2. Querida Rosélia , detesto, sempre detestei, matemática, mas adorei a que aqui nos oferece .

    Minha amiga, excelente fim de semana ao som da bonita canção que gostei de conhecer.

    Beijinho abraçado e excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Muito inspirado esse teu poema. Gosto também da música. E achei a frase "Não há amor mais 'perfeito' do que o platônico recíproco" muito boa! Paradoxal, mas boa...rs

    ResponderExcluir
  4. Bello poema. Me gusto mucho. Te mando un beso.

    ResponderExcluir
  5. Publicação/participação deslumbrante. O meu elogio
    .
    Saudações poéticas e amigas. Feliz domingo.
    .
    Poema: “ A Voz do Coração “
    .

    ResponderExcluir
  6. Roselia, voltei pra ver tuas trovas! Muito boas! E nós mulheres devemos sempre fortes seguir, mas sem pensar nesses tão falados empoderamentos, que muitas vezes existem só em meio aos mimimis até políticos,rs...
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  7. Da tua Matemática do Amor resultou um magnífico poema!
    Parabéns, Roselia.
    Beijinho.😘

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, amiga Roselia!
    Muito original este poema sobre o amor. Curiosamente, o amor nada tem de matemático. Antes pelo contrário. É uma sensação emotiva e não racional, que não se pode explicar.
    Aplausos para este magnífico poema! Gostei muito.

    Deixo os meus votos de feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaqquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Participações fantásticas, enaltecendo o valor da mulher, do quanto somos guerreiras para conquistar nosso espaço na sociedade sendo amada, respeitada e valorizada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Bela equação, querida amiga Rosélia.
    Bem se diz que a Matemática entra em tudo
    na vida. Com todas as operações e figuras
    geométricas. Entra na música e também no
    amor. Basta saber privilegiar a multiplicação
    do bem-querer.
    Bela inspiração.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, amiga Rosélia, pelos desafios
    aqui trazidos, com belas trovas. Parabéns
    às amigas Lúcia e Mari.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, minha Amiga Rosélia. Desejo que esteja bem.
    Usar a linguagem matemática para fazer um poema é realmente talento. Adorei e compreendi que as emoções podem ser usadas em todas as fórmulas.
    Quanto à homenagem às mulheres, junto-me a si, porque sabemos que as mulheres merecem todas a nossa atenção.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. Tem toda a razão minha amiga, é a vida a matéria prima dos poetas tocando a sua alma e fazendo soltar do seu coração, maravilhosos poemas, como este seu.
    Inspirada a sua participação, com duas encantadoras trovas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito dessa matemática e da frase inicial, Rogéria; realmente, o amor platônico recíproco é que traz mais sonhos, e menos desilusões. Belo post, amiga; meu abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Olá Roselia. A matemática do amor viola todas as regras!
    Só a poesia tem a chave exata da equação...!!
    Gostei da homenagem que fazes à Mulher.
    Deixo-te um epígrafe de Novalis que diz:
    " A Mulher é a substância de todas as coisas"

    Um abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  16. Olá querida amiga Rosélia! Linda poesia, e por falar em amor platônico, me remeti a minha juventude, e como tem tempo! Quando gostávamos dos colegas e nem se quer demostrava, era o que denominava, ser um amor platônico! Sentíamos que era reciproco, esse gostar mas naquela época tudo era complicado. Parabéns querida! Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Querida amiga, hermosa ecuación, y gran homenaje al valor de la Mujer.
    Una belleza de entrada, la mujer es la piedra fundamental en la vida.
    Me encanto tu poema!!!
    Abrazos y te dejo un beso mi bella amiga

    ResponderExcluir
  18. Uma reflexão lindíssima sobre a arte de amar!
    Um abracinho matematicamente apertadinho, para si minha querida Roselia!
    Megy Maia

    ResponderExcluir
  19. Muito bom. Belíssimos escritos.

    Beijinhos, amiga Rosélia. Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  20. Nunca fui muito boa a matemática he he he!

    Beijos e Abraços,

    BLOG | Instagram

    ResponderExcluir
  21. Nossa! Um encanto está aqui, nessas postagens. Você, amiga dando o seu melhor! Estou precisando muito de ser assim, poderosa. Quero tudo fazer e nada me rende! Valiosa é você! Que setembro chegue bem alvissareiro! Um beijo!

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Amiga Rosélia,
    Ainda por aqui, quase de partida ...
    Adorei seu poema que fala do verdadeiro e sublime amor.
    Gostei da matemática do amor, muito interessante e original.
    Maravilhosa a sua trova no desafio poético de Lúcia.
    Beijinhos e um fim de semana muito abençoado
    Feliz mês de setembro.
    Emília

    ResponderExcluir

O Amor é Chave

O Amor é  o perfume das almas. (Dom Helder Câmara) Olhares e lembranças iluminados   nunca nos faltem, aos  bem-amados. A chave nos abre men...