terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

No Compasso da Espera



Participando da iniciativa do amigo Juvenal Nunes







Desejo-te

Mais flores do que dores na alma...

Mais cores do que amores que não acalmam...

Mais odores do que perfumes que não exalam...


Espero-te

Com compasso de espera...

Com fragância de Primavera...

Com enlevo de boa quimera...


Amo-te

Além de ontem, aquém do amanhã...

Além do corpo, bem mais, como sabor de avelã...

Além do real, mais do que uma montanha...

(Rosélia Bezerra)

Um Amor que valeu ouro.

Hoje em dia, as Bodas de Ouro nem sempre correspondem ao Amor puro. São meros anos juntos por conveniência. Poucos são felizes ao lado de quem se fez um consórcio, simplesmente.



Todas as cartas são guardadas e enumeradas pela ordem cronológica do envio como relicário pelo meu padrinho. Fizeram parte da ornamentação da recepção das Bodas de Ouro.





Manhã de 03/02/1960

- Haverá algum incômodo se me sentar a seu lado,senhorita?
- Não, pode se sentar!

E assim, há muitos anos, começou a História de Amor dos meus tios...

Títulos com que se trataram antes de se casarem por dois anos consecutivos... com  cartas que entraram na Bodas de Ouro fazendo a todos chorarem no dia... Isso aconteceu num 07 de Julho...

Princesa do sul
Meu bem
Bondosa
Meu doce coração
Minha prezada incógnita
Querida
Estimada
Meu singelo amor
Querido amor
Grandioso amor
Querida luz dos meus olhos
Sublime flor da minha vida
Futura carioca
Benzinho
Querida capixaba
Meu mundo
Estimada
Meu inesquecível tesouro inesgotável de alegrias preparado por Deus
Doce
Minha eternidade
Minha noiva
Noivinha querida
Linda rosa
Querido bem
Minha consolação
Querida cada vez mais santa
Minha aurora
Meu amor
Sublime noiva
Coração
Meu precioso amor
Doce recordação
Sublime
Querida aniversariante
Querida companheira de viagem
Meu sonho
Meu sublime e abençoado amor
Esperança de paz e companhia limitada
Meu radioso amor
Fascinante luar da  minha vida
Amiga
Minha linda flor
Mia saudade
Meu grande, sincero e  terno amor
Querida namorada
Meu querido e adorado amor
Meus olhos castanhos
Minha futura rainha
Meu primor
Saudosa
Minha futura esposa
Preciosa
Adoradíssima
Amorosa
Doce dos meus sonhos
Minha jóia
Querido sonho
Queridinha
Razão da minha alegria
Meu elevado amor
Imenso amor
Minha querida professora
Primavera do meu coração
Querida, saudade
Boa noite, tesouro da minha  alma
Sempiterna noiva
Meu sonho de felicidade
Boa noite, meu tesouro!
Doce alegria da minha vida
Encanto da minha vida
Doce e amargo amor
Querido coração
Doce noiva
Querida querida
Minha eterna preocupação
Meu doce encanto
Humilde florzinha
Minha santa Maria da terra
Minha felicidade
Sublime lembrança viva
Minha querida "cruz"
Querida jóia celestial
Meu eterno amor
Amorzinho
Flor de maracujá
Minha querida preocupada medrosa
Estrela da paz de minha alma
Terníssima
Meu amor, meu amorzinho querido
Doce verdade
Doce dor da minha alma
Jovem de minha vida
Inesquecível
Minha fascinação
Querida mãe do meu filho
Querida necessidade
Meu semblante
Minha cravina do jardim de D. Magnólia



Nota:
Fui dama de honra do casamento deles, com oito aninhos...

Feliz quem sabe esperar...

Assim se deu, por exemplo, com meu padrinho e tia que viveram quase 60 anos de casados (ela faleceu dois anos antes) após dois anos de namoro e noivado, entre troca de cartas de Amor que era o possível naqueles áureos tempos.




Publiquei a história de Amor deles (com o consentimento dos dois, inclusive o prefácio foi feito por um filho do casal, meu primo)e a capa é a do mar da cidade em que minha tia morava no sul do ES (Anchieta)e  meu padrinho vinha namorar e noivar do RJ viajando de ônibus, na época, até meu pai vir junto conosco e meu padrinho dirigia na estrada perigosa cheia de buracos. Tempo de Amor sem dificuldades... quando se quer, nada se antepõe...





22 comentários:

  1. Que viagem no tempo Rosélia, muito carinho, amor, compreensão
    gostei da "oração" amorosa

    Princesa do sul
    Meu bem
    Bondosa
    Meu doce coração
    Minha prezada incógnita
    Querida
    Estimada...

    As palavras são belas, abraçam-se umas às outras!
    os seus tios foram resistentes, importantes, prazerosos,
    com lição de vida, daí uma bela partilha:)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que SHOW de história de vida e de amor que tudo soube esperar, e passar! Coisa linda tudo guardadinho ainda! Fazer 521 anos de casados é uma dádiva.. Seu bem e valorizo cada momento. Já aqui com 54 anos casamento... Linda participação, emocionante. Tão bom ver o modo de tratamento ....ADOREI! Beleza! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPS! 521 anos???rsss... Tá certo que estou velha, mas jurássica ainda não,rs...Claro que fazer 50 é maravilhoso... beijos, obrigadão por ter percebido... chica

      Excluir
  3. Querida Rosélia
    Que emoção! A Comemoração do Dia de S. Valentim, do amigo Juvenal Nunes, está de parabéns. Uma participação que narra um caso real, com muitos anos de convívio, um grande amor declarado e vivido.
    O seu poema, minha amiga, diz tudo. Aquela dedicação, a devoção de dois corações que se encontram. Adorei ler a história dos seus tios. Um exemplo de vida, na cadência dos dias, um esperando pelo outro, seguindo de mãos dadas nesta caminhada que, por vezes, encontra veredas sinuosas.
    Minha amiga, amei este seu post.
    Desejo-lhe continuação de boa quinta-feira.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  4. Publicação maravilhosa. Recordar é viver.
    .
    Saudações poéticas. Semana feliz .
    .
    Poema: “” Coração embriagado de amor ””…
    .

    ResponderExcluir
  5. Rosélia, você sempre me emociona com os seus posts lindos, suas poesias, suas canções e histórias da vida real! Que coisa mais linda!
    São dois corações apaixonados que sempre se encontraram , mesmo diante das dificuldades da época, nada era impedimento para que pudessem se encontrar! É romântico demais tudo isso e hoje não existe mais!! São as castas escritas com esmero e capricho, as juras de amor tão ternas!! Que história fantástica a dos seus tios Roselia e parabéns pelo livro! Que dádiva ter uma história toa linda registrada em suas linhas!! Maravilhoso!!
    Encantada também com a canção!
    Beijos e um final de semana maravilhoso!! :))))

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a sua bem preparada participação, acompanhada de um belo poema e da partilha de uma verdadeira história de amor.
    Abraço de fraterna amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  7. Olá Roselia!
    Essas recordações valem ouro, lindo
    Desejo uma semana repleta de luz
    Abraços Loiva

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Rosélia!

    Na escola da vida, a paciência é mestre. Evita erros e adversidades.

    E o Amor é o Senhor do Universo.

    Com efeito, sua participação ensina o poder de produzir o bem e cortar o mal.

    Beijo!!

    Renata

    ResponderExcluir
  9. Recordações aquecem nossa alma!
    Um doce abracinho recheado de amor e gratidão!
    Fé e muita luz!
    ❤👀❤Megy Maia

    ResponderExcluir
  10. Querida Rosélia
    Magnífica postagem! MUITO BOA, mesmo. O poema é muito bonito, e a história de Amor uma verdadeira delícia! Fez-me lembrar a minha própria história... Também eu festejei bodas de ouro, na maior felicidade, com renovação de votos no Santuário de Cristo Rei... e passados poucos mais de dois anos toda essa felicidade desapareceu... 😥 É a vida...
    Uma pequena nota para agradecer suas gentis palavras acerca da minha contribuição no Xaile de Seda, da nossa querida amiga Olinda.
    Dias felizes te desejo.

    Votos de um bom Domingo
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  11. Uma bela postagem, com rico conteúdo, sensível e tocante querida Roselia. Bodas de Ouro nos dias que se seguem, é evento raro, infelizmente. Parabéns pela brilhante participação na proposta do poeta Juvenal.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Quão bela é uma verdadeira história de amor, Rosélia! Bela... e inspiradora! Obrigado, minha amiga! Meu abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  13. Esta entrada es toda amor y poesía, se respira un ambiente que nos ofrece una gran joya en la vida de las personas, es la más valiosa y no se paga ni con todo el oro del mundo porque es imposible pagar un amor sincero. Muy emotivo y he sentido la evidencia de tiempos que se fueron y que ya nunca volverán esas formas de expresión, se sentirá amor, sin ningunba duda, pero aquellas maneras de reconocerlo, ay, aquellas nunca volverán. Feliz semana, abrazos de paz y amistad.

    ResponderExcluir
  14. Qué belleza de historia de amor de esas que ya casi no suceden hoy en día. La paciencia, la entrega, la esperanza... Me he emocionado con esta entrada tan admirable sobre el verdadero amor. Mis felicitaciones por haberla hecho libro y quede escrita más allá de los corazones.
    Abrazos! Gracias por el regalo de este día del amor. 💝🌹

    ResponderExcluir
  15. Um belo e terno poema e uma maravilhosa história de amor.
    Brilhante participação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Minha querida, que história de amor linda , a de seus tios .

    Fiquei comovida com a ternura sempre presente entre o casal

    Gostei de a ver como dama de honra ( aqui chamamos menina das alianças).

    Grato e carinhoso abraço por partilhar connosco este exemplo raro actualmente.

    ResponderExcluir
  17. Uma história para ler e reler várias vezes!!
    Me encantou demais querida!!
    Amores assim não existem mais, são presentes em vida!!
    Beijos e uma linda semana amiga!!

    ResponderExcluir
  18. Querida amiga Rosélia.
    Fiquei encantada com a linda história de amor dos seus tios.
    Parabéns pela magnífica postagem! Adorei.
    Beijinhos, continuação de uma bela semana

    ResponderExcluir
  19. Rosélia que momento tão bonito.
    Ainda existem verdadeiras histórias de amor.
    Adorei a sua publicação, tão cheia de tanto!
    O poema é lindo e a sua foto uma ternura.
    Abraço e brisas doces **

    ResponderExcluir

Dourar o Amor

  " O amor é: Cetim azul com letras de ouro." Desdobrar o Amor, Não Desdourar o Amor. Sentir-se enlaçada nos braços do amado, Nasc...